quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

[Diário de Bordo] Turnê na Holanda

A Banda ParanoiKa fez uma turnê na Holanda, e contou como foi a viajem e os shows. O texto foi escrito pelo Cesar Mattos com a colaboração da Karla Hill, e foi postado no site Mondo Bacana.


Sábado – 23 de novembro de 2013
Enfim estamos na Holanda! O vôo foi tranquilo. Chegamos e não tivemos nenhum problema no aeroporto Schipol, em Amsterdam. O povo daqui é muito educado e atencioso. Até agora não encontramos ninguém que não falasse inglês. Isso facilita bastante a comunicação.
O primeiro dia aqui é de adaptação. Damos uma volta a pé no centro da cidade, mesmo com um frio de rachar. Vemos muitas coisas legais no passeio e o que chama a atenção logo de cara é o uso da bicicleta como meio de transporte. Mesmo a gente sabendo que isso é uma marca registrada do país, impressiona a quantidade de bicicletas e como o trânsito delas flui. Paramos num restaurante italiano pra jantar e o jet lag bate. Passeamos mais um pouco e voltamos pro hotel pra descansar para a viagem até Groningen.
Domingo – 24 de novembro de 2013
Às duas da tarde, Ronald, o nosso road manager, já está nos esperando com a van para a viagem de duas horas até Groningen. Aliás, a pronúncia do nome da cidade é difícil: parece o Galvão Bueno dizendo “Rrrrrronaldo!”. Chegamos ao local do show, o De Oosterpoort. Um lugar enorme com pé direito alto, onde de frente para o palco é pista e mais atrás são cadeiras. É como se o Teatro Guaíra não tivesse cadeiras na plateia.
A produção ,tanto a local quanto a da Beth Hart, nos trata muito bem. É tudo feito num clima sem estresse, com muito profissionalismo e rapidez. Nós montamos e passamos o som em 40 minutos e o som fica porrada.
Às seis e meia vamos jantar. Típica dutch food com vegetais, batata, peixe e algumas sobremesas deliciosas. Servem até vinho pra gente. Em seguida voltamos ao camarim, que já estava preparado. Está quase na hora do show e fazemos uma concentração pra espantar a ansiedade com um longo grito. De repente, o produtor chega à porta e diz “It's time!”.
Damos uma olhadela pela cortina pra ver o público e isso assusta um pouco. Mas é gratificante e ao mesmo tempo desafiador tocar em um lugar completamente lotado, para um público diferente e que nunca escutou nosso som, salvo aqueles que talvez por curiosidade foram checar qual seria a banda de abertura e acabaram conhecendo e curtindo nossa página no Facebook.
Começamos o show sem a nossa abertura pois tivemos que adaptar tudo para 30 minutos de show na última hora – o que cortou algumas músicas do set list (“My Toy”, “Unconditional”, “Secret”, a cover do Depeche Mode “Enjoy The Silence”, “Another Chance”, “Up To You” e “Out Of Control”). A Karla dá boas vindas e introduz a banda, dizendo que somos do Brasil. Opa! Ligam os ouvidos! Mesmo sabendo que os holandeses do norte são mais reservados, a banda tem resposta positiva logo na primeira música. O gelo é quebrado e seguimos nosso show mostrando que estamos muito felizes de estar ali. E é incrível.
Segunda – 25 de novembro de 2013
Day off. Hoje dedicamos o dia para descansar. Saímos somente para lugares pelas redondezas do hotel. Amanhã seguiremos para Tilburg.
Terça – 26 de novembro de 2013
Acordemos mais cedo e começamos a nos preparar para o show. Decidimos o figurino, combinamos o horário um pouco mais cedo pra conhecer a cidade de Tilburg. Temos cerca de duas horas de uma boa caminhada.
Chegando no 013, o local do show, seguimos com praticamente o mesmo cronograma de Groningen, com a exceção de que ganhamos mais cinco minutos de show. Nessa passagem de som conseguimos deixar os monitores bem melhor ajustados, o que nos dá muito mais tranquilidade.
Chegando perto do horário, já sem tanto nervosismo e ansiedade, fazemos nossa concentração e entramos no palco. O show é melhor que o anterior e saímos muito satisfeitos. Set list: “My Toy”, “Unconditional”, “Secret”, “Enjoy The Silence”, “Another Chance”, “Ficando Louca (Getting Crazy)”, “Up To You” e “Out Of Control
Quarta – 27 de novembro de 2013
Nosso day off é aproveitado com um belo sightseeing. Logo cedo saímos para o centro de Amsterdam. Andamos bastante, fizemos compras, visitamos o Museu Van Gogh e por volta de 4 da tarde nos encontramos com o nosso simpático road manager Ronald Oor. Ele já tinha nos convidado para passear em Utrecht, cidade próxima a Amsterdam, que é muito aconchegante e nos rende um passeio muito agradável. Contornamos um canal da parte antiga da cidade, com o céu já totalmente escuro às cinco horas.
Após o passeio vamos à casa do Ronald, onde ele oferece um ótimo jantar com boa música, boa conversa, excelente degustação de cervejas belgas e holandesas e muitas risadas depois de um desafio lançado: quem conseguia ler em voz alta o idioma do outro. Acho que levamos a pior tentando ler em holandês...
Quinta – 28 de novembro de 2013
Chega o grande dia em que vamos tocar na emblemática Paradiso, palco de tantos consagrados em Amsterdam, como Rolling Stones, Nirvana e Police. Ronald chega pontualmente às três e meia da tarde para nos levar até o local, uma igreja desativada no final dos anos 60 e que foi reformada para ser palco de grandes concertos.
Chegando lá logo encontramos David Wolff, empresário da Beth Hart, dizendo que o show dela seria gravado naquele dia e, consequentemente, o nosso também. Isso nos pega um pouco de surpresa mas a notícia é ótima! Mesmo assim rola um certo nervosismo pela responsabilidade de sair tudo certo na gravação. Fizemos muitos ensaios e acreditamos que estamos preparados para o que der e vier. O negócio é respirar fundo e entrar pontualmente às sete e meia no palco principal do Paradiso.
O show é muito bem recebido. Acreditamos ter sido o nosso melhor até agora. O público de Amsterdam é mais aberto do que os das outras cidades e vem muitas pessoas trocar idéias com a gente. Set list: “My Toy”, “Unconditional”, “Secret”, “Enjoy The Silence”, “Another Chance”, “No Rules”, “Ficando Louca”, “Up To You” e “Out Of Control".
Sexta – 29 de novembro de 2013
Este é um dia especial: além de aniversário de quem vos escreve, é a data do último show da nossa turnê. A sensação de um músico comemorar seu aniversário tocando em outro país num lugar tão bacana é muito especial e gratificante.
A passagem de som na Paradiso é rápida, pois tudo já está configurado para o show anterior. Depois de alguns acertos pequenos, temos o melhor som de monitor da tour e, consequentemente, o melhor de todos os shows que fizemos até então. A Karla está muito bem e nos lidera num show além do nosso esperado.
Relaxados e com sensação de missão cumprida, aproveitamos a noite vendo o show espetacular da cantora americana Beth Hart. Acho que ela também percebe que o som está impecável e presenteia as 1500 pessoas presentes com uma apresentação fantástica. Set List: “My Toy”, “Unconditional”, “Secret”, “Enjoy The Silence”, “Another Chance”, “No Rules”, “Ficando Louca”, “Up To You” e “Out Of Control”.
Sábado – 30 de novembro de 2013
Hora de ir embora para o Brasil. Percebe-se a tristeza nos olhos de todos. Pelos momentos intensos que vivemos na nossa primeira tourinternacional. Mas valeu muito a pena. Sentimos a força de nossos amigos e fãs da banda pelo Facebook (que mesmo de longe nos deram mais força e alegria, tanto quanto os novos que fizemos durante a viagem) para encarar os anseios de uma iniciativa como esta.
Quatro noites de casa lotada, com muitas sensações e emoções que não sairão das nossas cabeças tão cedo. Dank u heel Nederland!

Nenhum comentário:

Postar um comentário